Os 6 fundamentos do design para ter um e-commerce elegante e atrativo

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Pense na última vez que você visitou uma loja de comércio eletrônico. Você se lembra como foi?

Talvez não, mas aposto que você lembra como isso fez você se sentir . Animado? Confiante? Feliz? Ou talvez tenha feito você se sentir confuso ou frustrado porque era difícil de navegar.

O design de comércio eletrônico é mais do que a aparência de um site – considera a maneira como um site realmente funciona, o fluxo de uma página para a próxima, como ela conta uma história e o clima que ela desencadeia.

As tendências de design vêm e vão, mas há quatro elementos visuais atemporais fundamentais para criar um site de comércio eletrônico eficaz. Mas antes de entrarmos neles, há uma pergunta que quero que você tenha em mente:

Como você deseja que os clientes se sintam ao acessarem seu site?

Marketing e design, afinal, realmente se resumem em ajudar seus clientes a experimentar um sentimento que leva a tomar uma atitude (idealmente fazer uma compra, ou três). Vamos explorar os quatro pilares do design de uma loja de comércio eletrônico moderna: confiança, apelo visual, formato e navegação. 

Os pilares do design de comércio eletrônico

Confiar em

Quando alguém visita sua loja pela primeira vez, ela pode não saber nada sobre sua marca, a qualidade de seus produtos ou seu compromisso em deixar o cliente feliz. As transações podem render a sua consideração, mas elas precisarão confiar em você antes que elas realmente passem por uma compra.

Os clientes precisam saber que, quando comprarem de você, receberão o produto conforme anunciado. Existem três indicadores de confiança essenciais que recomendo a todos os empreendedores, incluindo em seu site:

Informações de contato

Nada expulsa clientes potenciais mais do que um site sem informações de contato . Inclua um e-mail e, se possível, um número de telefone e um endereço para correspondência. Esse tipo de informação, junto com uma página Sobre, ajuda os clientes em potencial a acreditar que estão comprando de uma pessoa real.

Uma política de devolução

Uma política de devoluções não só torna mais fácil para as pessoas trazer de volta produtos que não as satisfazem, mas também aumenta as vendas ao incutir no cliente uma sensação de confiança e confiança de que eles podem devolver um item se precisarem.

Certificações técnicas

Ao adicionar uma forma de pagamento, trabalhe com empresas de confiança como Pague Seguro e Paypal, você terá poderosos serviços de pagamentos com a mais recente tecnologia de segurança para proteger as informações de seus clientes. Não hesite em usar gráficos ou crachás para mostrar sua conformidade com a segurança e todos os métodos de pagamento aceitos.

A confiança do cliente é mais difícil de conquistar quando você não tem clientes , por isso recomendo a incorporação desses indicadores de confiança ao projetar sua loja.

Apelo visual

Percepção é tudo ao vender seus produtos online. As pessoas formam a primeira impressão do seu site em apenas 50 milissegundos . Com a sua loja, essa contagem de impressões depende em grande parte da qualidade de suas imagens.

Pense assim: sua fotografia de produto é como um embaixador compartilhando a promessa do seu produto on-line. Seu cliente não pode experimentar, experimentar, sentir ou usar seu produto antes de comprar, para que ele dependa fortemente de seus recursos visuais para decidir se esse produto é adequado para eles.

Geralmente, recomendo incluir fotos de produtos com fundo branco, bem como fotos de estilo de vida de seus produtos em uso. A home page do Outdoor Voices apresenta ambas as imagens de estilo de vida para comunicar a marca lado a lado com mais imagens centradas no produto para atrair o visitante a aprender mais. 

Você deve ter notado quando você compra um produto no site de um varejista de caixa grande que quase sempre há uma foto de plano de fundo branco incluída para cada foto de estilo de vida. Os produtos fotografados em um fundo branco são o padrão ouro da fotografia de comércio eletrônico. Isso ocorre porque o plano de fundo branco facilita a visualização detalhada do item e retira a marca para que seu produto possa atrair diferentes informações demográficas.

Confira os conteúdos gratuitos da DNA Marketplace sobre fotografia de produtospara saber mais.

As fotos de estilo de vida são importantes porque permitem que os clientes visualizem o uso de um produto em seu dia a dia imaginando-se como o modelo que está sendo exibido.

As fotos do seu produto são um fator importante no envolvimento, conversão e retenção da sua loja.

Além das fotos do produto, você também precisa considerar as cores e fontes do seu site. Você pode ter o produto mais incrível, mas se a estética do seu site – especificamente suas cores e fontes – não funcionar, seus clientes ficarão de fora e talvez não façam uma compra. A aparência da sua loja se baseia na experiência geral de comprar o produto.

A cor é uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar para despertar interesse e emoção. Ele também pode ser usado para chamar a atenção para seções específicas do seu site e levar seu cliente até a jornada do comprador.

Eu recomendo limitar seu site a duas cores principais – uma cor primária e uma secundária. Para escolher minhas cores, gosto de me referir a dois ótimos recursos. Eu normalmente vou ao Dribbble para procurar uma paleta de cores. Por exemplo, se eu digitar “vermelho”, posso ver exemplos de sites que usam vermelho em sua paleta de cores e decidir quais opções são mais visualmente atraentes. Também gosto de conferir a roda de cores da Adobe para descobrir quais cores melhor se complementam.

Veja um exemplo em que a empresa usava texto simples em preto sobre branco com tons de verde como suas cores de destaque.

Outra consideração importante é a acessibilidade do seu site. Você quer que as cores selecionadas contrastem o suficiente para que pessoas de todas as idades e habilidades possam ler e ver seu texto.

Por último, você vai querer pensar um pouco na tipografia. Os clientes esperam ver tipografia dinâmica e interessante em sites, e não fontes obsoletas como o Times New Roman. Enquanto as palavras que você escreve compartilham informações, é a tipografia que comunica a emoção por trás dessa informação.

Como nas cores, é uma boa ideia manter duas fontes e criar uma hierarquia entre elas. Gerenciar várias fontes pode ser complicado para os não-designers, e seu site pode ficar muito confuso. Usando apenas duas fontes simplifica as coisas. Escolha uma fonte como fonte de cabeçalho ou título e outra para ser a fonte do seu corpo. 

Selecione uma fonte de título que reflete sua marca, enquanto a fonte do corpo é simples, clara e fácil de ler.

Uma fonte de cabeçalho exclusiva pode adicionar um pouco de brilho à sua marca, enquanto a fonte body será seu cavalo de batalha, usado para todas as outras cópias em seu website, desde as descrições do produto até as instruções de check-out. Embora as fontes de exibição possam ter um pouco mais de floresce devido ao seu tamanho, seja qual for a fonte do corpo que você usa, é importante escolher uma que seja legível. Nem todas as fontes são projetadas para leitura de tela e escolher a errada (uma fina sans serif, por exemplo) pode afastar os clientes se eles não puderem ler seu site.

Formato (desktop e celular)

Segundo a comScore , quase 70{eb1fb5fcd29493639fc1d621099d8a3ebad1c0dbfcf1176be6b2fba1c226d0d6} do tempo de mídia digital é gasto em dispositivos móveis. Infelizmente, muitos sites e plataformas de comércio eletrônico são criados tendo em mente apenas a navegação na área de trabalho. Isso pode resultar em um número razoável de novas vendas perdidas.

Se você está criando sua empresa com o Shopify, sua loja é “responsiva”. Isso significa que o site se adapta a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, independentemente de os clientes visualizarem em um computador, smartphone ou tablet.

Ao escolher um tema com base em design compatível com dispositivos móveis, é melhor testar pessoalmente o processo de compra para ver se você está satisfeito com o fluxo transacional. Se você não for, há uma boa chance de que seus clientes também não sejam. Elementos como gavetas de carrinho e navegação móvel fácil de seguir são cruciais ao finalizar sua escolha.

Navegação

A navegação do seu website deve ajudar os clientes a encontrar seus produtos com rapidez e facilidade.

Uma boa navegação melhora a experiência de compra on-line e ajuda os comerciantes a aumentar suas vendas e lucros. A navegação também pode influenciar o tema escolhido. Por exemplo, se você tem um grande catálogo de produtos, um tema com um menu maior pode ser melhor para você.

Aqui estão algumas diretrizes a seguir ao projetar sua loja: primeiro, tente manter apenas alguns cabeçalhos de menu na sua navegação. Seja claro e direto ao rotular esses cabeçalhos – isso não é hora de ser inteligente. Aqui estão os cabeçalhos que recomendo para a navegação de nível superior:

  • Loja [Categoria do produto]
  • Sobre nós
  • Mais vendidos
  • Contate-Nos

Aqui estão três ótimos exemplos de menus que simplificam a navegação. O visitante sabe exatamente o que está recebendo a cada vez. Como um iniciante, eu ainda acho que você deve começar com os quatro listados acima, mas com o tempo, você aprenderá para o que seu público gravita. 

Links de navegação adicionais podem ir em seu rodapé – a seção na parte inferior do seu site. Aqui estão os rótulos que recomendo para o seu rodapé:

  • Loja [Categoria do produto]
  • Política de devolução
  • Termos de serviço
  • Contate-Nos

Você sempre pode alterar seus cabeçalhos se perceber que eles não estão sendo clicados ou adicionar um menu de sub-navegação para incluir links para outras páginas importantes ou coleções de produtos.

Os fundamentos percorrem um longo caminho

É importante manter esses quatro elementos fundamentais de design em mente enquanto você constrói sua loja. Eu trabalhei em dezenas de empresas, desde startups até grandes marcas, e estas são as constantes ao longo do processo.

Ganhar confiança. Torne isso visualmente atraente. Pense no dispositivo que seus visitantes estão usando. E mantenha a navegação no site simples para levar o visitante ao produto o mais rápido possível.

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