Guia Definitivo para um Cadastro de Produtos Matador nos Marketplaces

Produtos Matador

Decepcionado com o resultado do seu cadastro de produtos? Seus anúncios sem vendas e sem visualizações?

Interessado na criação de anúncios que realmente vendem nos marketplaces?

O cadastro de produtos é uma das etapas mais importantes para que isso possa se tornar realidade.

O anúncio é o primeiro contato do cliente com sua marca, portanto é vital que seja feito de forma completa, criativa e diferenciada, destacando sempre o que há de melhor no produto.

Criar um anúncio matador de vendas nos marketplaces é um desafio para todo lojista.

Um anúncio de qualidade engloba muitos pontos, como título, imagem e descrição.

Pensando nisso, a Integramix desenvolveu este conteúdo para estar ajudando você a ser próximo criador de anúncios campeões de vendas.

Interessado? Continue lendo.

O que é um Cadastro de Produtos Matador?

Cadastro de Produtos Matador

Um cadastro de produtos matador é aquele que quando posto lado a lado com outro anúncio exatamente igual, ou seja, quando ambos vendem o mesmo produto, tem a preferência do cliente, seja por imagem, título ou descrição.

Tudo em seu anúncio deve estar trabalhado da melhor forma, sendo destaque cada ponto do seu produto.

A pessoa deve sentir em seu anúncio o que falta na concorrência, informação, qualidade, segurança, desejo, persuasão, etc.

Quando o cliente entende que seu anúncio oferece tudo o que ele precisa, começa a tratá-lo de forma diferente, suas visão muda e independente da sua concorrência, você já ganhou este cliente, pois convenceu ele que seu anúncio é a melhor opção para sua compra.

Um cadastro de produtos matador é aquele que atinge as melhores posições dos buscadores, sendo destaque sobre sua concorrência.

Mas afinal qual é a sua importância para as vendas?

Confira comigo a seguir.

A importância de um Cadastro matador de vendas

Um anúncio perfeito não se resume apenas em posicionamento nos buscadores dos marketplaces.

Vai muito além disso, não adianta nada seu anúncio ser o número 1 nas pesquisas, se não convertido em vendas.

A importância de um cadastro de produtos matador se define muito em cima disso.

Um cadastro que trás volume de acessos e ao mesmo tempo converte em vendas.

Por isso, é de extrema importância trabalhar seu anúncio da melhor forma, fazer as melhores imagens, trabalhar os melhores títulos e desenvolver as melhores descrições.

Um anúncio mal trabalhado está fadado a derrota.

Isto é o que você quer para o seu negócio? Diversos cadastros sem sequer uma única venda? Tempo de trabalho perdido? Dinheiro indo ralo a baixo? Eu acredito que não.

Portanto confira agora comigo, o guia definitivo para a criação de anúncios de venda perfeita nos marketplaces.

Guia Definitivo para um cadastro violento

Neste guia vamos mostrar e destrinchar exatamente tudo o que você precisa fazer para se tornar o mais novo criador de anúncios matadores.

Ao invés de focar apenas nos pontos mais importantes, vamos mostrar à você realmente o passo a passo definitivo, abordando todos os tópicos para um cadastro de produtos perfeito.

Sem mais enrolação, veja agora o guia completo para tornar de hoje em diante os seus cadastros, anúncios poderosos.

1#- Código de Barra (EAN)

Cadastro de Produtos Código de Barra

O primeiro passo é ter um código de barras (EAN/GTIN) do produto para informar. Para qualquer marketplace é obrigatório o EAN, uma exigência que não tem como fugir.

O código de barras, além de diferenciar sua carga, seja por cor, tamanho ou qualquer outra variação, acelera a aprovação do seu anúncio e auxilia no gerenciamento do seu estoque.

Ou seja, apenas com a criação de um simples código, você traz maior relevância para seu anúncio e entrega maior profissionalismo, partindo na frente de muitos que fazem o cadastro de produtos de forma relaxada.

Se o seu produto for fabricação própria a criação de um novo código de barras fica por sua conta.

2#- Categorização

Cadastro de Produtos Categoria

Uma categorização bem feita é fundamental para o sucesso de um anúncio. Ela auxilia o cliente a encontrar seu produto rapidamente pelos filtros de buscas dos sites.

Por exemplo, a pessoa deseja comprar um computador na Americanas, basta clicar na categoria de informática apresentada no menu superior do site.

Se o seu produto não estiver categorizado corretamente, não será mostrado ao cliente, com isso, é certo que nunca terá uma boa performance, podendo até mesmo ser bloqueado pelo marketplace.

Portanto, é essencial ter total atenção e inteligência na hora de categorizar seu anúncio.

3#- Título Estratégico e Informativo

Cadastro de Produtos Título Estratégico

O título de um anúncio é o ponto inicial de contato entre o cliente e seu produto. É por meio dele que o consumidor identifica se o seu item é o que ele realmente está procurando. Portanto, é de extrema importância saber como as pessoas estão procurando determinado item.

Com isto, se torna fundamental aspectos como palavra-chave e especificações básicas.

O trabalho bem feito da palavra-chave correta em seu cadastro é vital para o sucesso de um anúncio, portanto é essencial a pesquisa de palavras-chave na hora do cadastro.

Ferramentas como Ubersuggest, gratuita e em português pode ser utilizada para a execução da pesquisa.

Seu título deve ser simples, atraente e instrutivo, nele é preciso passar exatamente o que é o produto, informações, diferenciais, características principais e até mesmo as dimensões dependendo do item.

Itens Proibidos:

  • Não pode mencionar marcas registradas sem direito de uso da mesma.
  • Não pode usar caracteres especiais como (@, {eb1fb5fcd29493639fc1d621099d8a3ebad1c0dbfcf1176be6b2fba1c226d0d6}, $, +, !, -, *, # ou &).
  • Palavras e frases inteiras em letra maiúscula, não são permitidas pelos marketplaces.

A nossa sugestão para a criação de um título matador e que servirá como fórmula padrão para a criação de título para todos os produtos, é a seguinte:

[produto] + [marca] [modelo/referência/coleção] + [até 2 atributos permitidos e relevantes].

4#- Imagem Diferenciada

Cadastro de Produtos Imagem Diferenciada

As fotos são a vitrine do seu produto. A partir delas que o cliente irá conhecer detalhadamente seu produto, já que não está vendo em mãos.

Portanto, uma foto de qualidade pode ser um divisor de águas na hora da decisão do consumidor.

A foto quando bem feita, vende por si só o produto.

Uma foto de qualidade precisa mostrar fielmente o que é o produto, deve destacar o que ele tem de melhor, e mostrar visualmente o que ele é capaz de fazer.

Monte uma sequência de fotos que valorize o produto e instigue o cliente a compra, ele deve sentir que o que está vendo é o que ele precisa.

É essencial que suas imagens tenham uma boa resolução (recomendado 1000×1000 pixels), imagens com baixa resolução fazem seu anúncio perder relevância e apresentam amadorismo do lojista.

Portanto, procure sempre fazer as melhores fotos.

E para isso não é preciso ser nenhum profissional ou especialista da área, seguindo apenas algumas dicas valiosas, você mesmo pode fotografar seus produtos e conquistar resultados significativos, confira a seguir:

  • Fotografe com câmeras de qualidade, evite o uso de celulares.
  • Procure fotografar em ambientes iluminados para evitar fotos escuras e com sombras.
  • A foto deve ser feita em fundo branco, recomendamos os seguintes sites para recorte e adição do fundo branco: Backgraund Burner – gratuito e em português; Clipping Magic – semelhante ao Backgraund Burner.
  • As imagens não podem conter marcas d’água.
  • Não podem ser usadas fotos dos produtos com acessórios que não estejam inclusos na compra.
  • Procure ocupar no mínimo 80{eb1fb5fcd29493639fc1d621099d8a3ebad1c0dbfcf1176be6b2fba1c226d0d6} da foto, quanto mais espaço o produto ocupar melhor é, busque sempre deixar seu item em evidência.

5#- Descrição Persuasiva

Cadastro de Produtos Descrição Persuasiva

A descrição do seu anúncio é o ponto principal da venda, é nela que você vai passar ao cliente os principais pontos do produto, suas vantagens, diferenciais, características, especificações e forma de uso.

Uma descrição mal escrita e trabalhada, simplesmente vai jogar por água a baixo todo o processo feito até agora. Portanto, seja matador em seus textos.

Um bom texto descritivo deve ser claro, dinâmico, lógico e instigante. Ao mesmo tempo em que mostra ao cliente tudo sobre o produto ele deve despertar o interesse e levá-lo a compra.

Mostre o que o produto vai mudar na vida da pessoa, suas vantagens e diferenciais, destaque suas qualidades, fuja do tradicionalismo.

As pessoas não buscam somente as informações técnicas do produto, elas querem encontrar algo que faça ela acreditar que realmente será de grande utilidade.

Mostre primeiramente a diferença que o item irá fazer em seu cotidiano, as utilidades que o cliente estará ganhando com isto, e somente depois de já ter capturado sua atenção e instigado a compra, finalizar com as informações gerais do item.

Coloque-se no lugar do consumidor e pense em todas as dúvidas que ele teria e responda elas de forma inteligente dentro do seu texto.

Análise sua concorrência, veja quem já está tendo sucesso, e tire idéias, use como inspiração para a criação do seu conteúdo.

E por fim, revise seu texto antes de efetuar a publicação do anúncio. Fique alerto aos erros de português, se atente a fluidez da leitura, tenha idéias e aprimore seu texto.

Conclusão

Como você viu, a criação de um cadastro de produtos poderoso é composto por vários tópicos, portanto se atente sempre aos mínimos detalhes, são eles que muitas vezes definirão se o seu anúncio está fadado ao sucesso ou a derrota.

Trabalhe com inteligência e se diferencie da concorrência, veja o que eles fazem e faça ainda melhor.

Por último eu reforço a importância de um cadastro completo e bem feito em suas vendas.

Como vimos no decorrer do post, irá impactar diretamente no resultado de vendas, além de ajudá-lo a conseguir um tráfego orgânico com visitas diárias aos seus anúncios sem contar com investimento em publicidade.

Vai garantir o sucesso dos seus produtos em disputa com concorrentes similares.

Se você quer aumentar as suas vendas significativamente, a Integramix é especialista em vendas online em marketplaces, além de ser parceira oficial da B2W Marketplace (Americanas, Shoptime e Submarino).

Baixe agora o Guia Definitivo de Cadastro de Produtos em Marketplaces.

Aprenda como impulsionar o crescimento da sua loja

inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos educativos para alavancar os resultados do seu negócio.

Artigos que também podem Interessar